A Associação Diem, projeto do Facebook que juntava diversos parceiros para a criação de uma criptomoeda de indexação estável (stablecoin), decidiu vender a sua propriedade intelectual e outros ativos à empresa Silvergate. A decisão surge depois da Diem ter reunido com vários reguladores, chegando à conclusão que o “projeto não podia avançar”.
Os primeiros indicadores surgiram na semana passada quando a publicação Bloomberg avançou com a notícia de que estavam a decorrer negociações para a venda do projeto. A venda oficializa-se agora, encerrando o projeto daquela que seria a stablecoin defendida por Mark Zuckerberg, e que demorou mais de dois anos até chegar aqui.
Já no final de 2021, David Marcus, que liderava os esforços do Facebook no mundo das critpomoedas e responsável pela carteira Novi e pela divisa Diem, tinha anunciado a saída do projeto.
Anteriormente conhecido por Libra Association, o grupo tinha definido como plano lançar a moeda digital em janeiro de 2021, mas os legisladores e reguladores em todo o mundo receavam que a Diem fosse utilizada para lavagem de dinheiro e outro tipo de ilegalidades e, por isso, colocaram barreiras ao lançamento do projeto e fizeram com que este fosse adiado e alterado várias vezes. Stuart Levey, diretor executivo da Diem, disse em comunicado que a culpa para este desfecho é, contudo, dos reguladores dos Estados Unidos da América e defendeu que a organização tentou sempre minimizar o risco com “líderes do setor para proteger os consumidores e combater o crime financeiro”.
A Novi da Facebook lançou um projeto piloto no ano passado, dizendo David Marcus, diretor do projeto naquela época, que continuavam comprometidos com o lançamento da Diem. Agora, o novo diretor Stephane Kasriel digiriu-se ao Diem Group, partilhando na sua conta oficial do Twitter: “Esperamos que a venda dos ativos da Associação à Silvergate permita que a visão do projeto continue. Porque ainda acreditamos na missão da inclusão financeira”.