A DHL pretende equipar os seus armazéns na América do Norte com os robôs Stretch da Boston Dynamics. Este modelo foi apresentado no ano passado e este é o primeiro grande cliente da empresa, agora parte do grupo Hyundai. O Stretch assenta no conceito do Handle para movimentação de caixas em contextos de armazém e de centros de logística.
O negócio, ou “investimento”, como está a ser descrito nos comunicados das duas empresas, prevê a entrega de um número ainda não especificado de robôs durante um período de três anos. Sabe-se que a frota entregue pela Boston Dynamics vai concentrar-se, numa primeira fase, em descarregar os camiões que cheguem aos armazéns, funcionalidade que foi destacada pelos criadores logo no lançamento, lembra o Tech Crunch.
“Estamos entusiasmados por poder trabalhar com a DHL Supply Chain e entregar uma frota de robôs que vai automatizar as operações em armazém e melhorar a segurança dos colaboradores. Acreditamos que o Stretch possa ter um impacto mensurável nas operações da DHL”, assume o CEO da Boston Dynamics Robert Playter.
Com um caráter repetitivo, intensivo e com múltiplos pontos de falha, as tarefas de um robô no armazém irão constituir um grande desafio e uma prova de capacidade da Boston Dynamics para poder conseguir mais clientes neste segmento.