A IBM anunciou o acordo com a McDonald’s para a compra da equipa da McD Tech Labs, que deve estar concluído em dezembro. Ao abrigo desta compra, a equipa vai integrar a unidade Cloud & Cognitive Software da tecnológica e tirar partido das soluções de serviço ao cliente providenciadas pelo assistente Watson da IBM. O objetivo de ambas as empresas é acelerar o trabalho nos sistemas automatizados de encomenda por voz que estão atualmente em fase piloto em alguns restaurantes dos EUA.
A McDonald’s começou os testes na primavera em 10 localizações na área de Chicago e regista que houve “benefícios substanciais” evidentes, embora admita que o sistema precisa de melhorias, com 85% das encomendas a serem feitas corretamente e as restantes a precisar de intervenção humana. O CEO da cadeia de fast food Chris Kempczinski reconhece que ainda faltam um a dois anos para conseguir implementar a tecnologia em grande escala. A empresa, recorde-se, tem vindo a apostar em parceiros e aquisições neste segmento e a venda desta equipa à IBM faz parte de um plano maior que prevê a expansão para outros países e idiomas. O trabalho de chegar aos 14 mil restaurantes só nos EUA “é além da escala das nossas competências nucleares. E assim considero que, neste caso, a IBM é um parceiro natural para nós”, admite o executivo.
Do lado dos funcionários, a aceleração em direção a sistemas automatizados é um ‘pau de dois bicos’, uma vez que elimina a insegurança e o incómodo eventualmente sentidos nas cabines a registar pedidos de madrugada, mas por outro lado pode conduzir a uma redução dos postos de emprego.