A Volvo juntamente com a Aurora revelaram o mais recente protótipo de um modelo de um camião semi-autónomo para viagens de longa distância na América do Norte. A particularidade deste protótipo é que se encontra equipado com vários sensores que permitem detetar o ambiente que o rodeia e navegar de forma autónoma através do Aurora Driver Virtual.
Até ao momento a Volvo não adiantou informações sobre o cronograma, detalhes técnicos, datas sobre o lançamento do protótipo às vias públicas ou início da produção do mesmo. Segundo noticiado pela Engadget, será também necessário uma regulamentação e código de estrada específico que permita camiões comerciais autónomos. A empresa informou apenas os clientes que expandiu os recursos de segurança existentes na variante VNL da Volvo, tais como a Volvo Dynamic Steering e a transmissão automatizada.
A Volvo afirmou que prevê um nível 4 de autonomia. Por outras palavras, que o camião terá uma direção totalmente livre de pessoas em determinadas situações limitadas. A empresa já colocou camiões autónomos na Noruega, contudo estes eram limitados a distâncias mais curtas e definidas meticulosamente. Espera-se que o novo protótipo possa realizar viagens mais longas, em diversas condições.