Se ainda não viu a segunda temporada da série The Mandalorian e tenciona fazê-lo, fica avisado de que se seguem revelações (spoilers) importantes para a série e para esta notícia.
No décimo sexto episódio, uma personagem bem conhecida do universo Star Wars, Luke Skywalker, surge na sua versão jovem (o enredo passa-se após os acontecimentos do filme O Regresso do Jedi, de 1983). Como o ator que deu vida a Luke Skywalker, Mark Hamill, tem atualmente 69 anos, a Disney recorreu a efeitos especiais para recriar a versão jovem da personagem. Contudo, o resultado final não agradou a todos os fãs. E Shamook meteu mãos à obra.
Shamook é o nome pelo qual é conhecido um youtuber especializado na criação de vídeos manipulados através de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), mais conhecidos como deepfakes. Naquela que foi uma das suas criações mais populares, alcançando mais de dois milhões de visualizações, Shamook usou mecanismos de aprendizagem automática – mais especificamente, redes generativas adversativas (GAN na sigla em inglês) – para fazer uma recriação mais fidedigna do jovem Luke Skywalker.
Agora sabe-se que o youtuber criador de deepfakes foi contratado pela Lucasfilm – detida pela Disney e responsável pela franquia Star Wars – para trabalhar na Industrial Light and Magic (ILM), a premiada divisão de efeitos especiais e tecnologias inovadoras da produtora.
A revelação foi feita pelo próprio youtuber e entretanto confirmada pela Lucasfilm à publicação IndieWire. “Ao longo dos últimos anos, a ILM tem investido tanto em aprendizagem automática como em I.A. como um meio para produzir efeitos visuais convincentes e tem sido terrífico ver o crescimento neste espaço à medida que as tecnologias avançam”, sublinhou a Lucasfilm na sua resposta.
Segundo a informação entretanto revelada, o youtuber Shmook vai trabalhar como artista sénior de captura facial na Lucasfilm.