A Amazon anunciou que vai colocar cabines de meditação chamadas ZenBooth ou Mindful Practice Room como parte de um programa corporativo de bem-estar dos funcionários. O objetivo é proporcionar aos empregados um espaço onde possam relaxar, ver vídeos de mindfulness e ajudar à descompressão das equipas. A iniciativa faz parte do programa WorkingWell que tem várias medidas destinadas a promover a prática de exercício físico e mental e de uma alimentação equilibrada.
No vídeo que está nesta página e que foi partilhado numa conta de Twitter da Amazon é possível vermos que há plantas, prateleiras e ventoinhas e um computador com uma biblioteca de vídeos pré-carregados.
Leila Brown, a funcionária da Amazon que teve a ideia, explica ao Vice que “com o AmaZen quis criar um espaço quieto, que as pessoas podem usar para focar-se no seu bem-estar mental e emocional. A ZenBooth é um quiosque interativo onde podemos navegar por bibliotecas de conteúdos sobre saúde mental e práticas de mindful para recarregar a bateria interna”.
Ainda não há informações sobre o lançamento global da iniciativa para todas as instalações da Amazon e não há dados sobre se a utilização destas cabines vai ser deduzida do tempo de pausa dos trabalhadores. Recorde-se que a empresa tem recebido várias críticas nos últimos tempos, com os funcionários a revelarem não ter tempo suficiente para fazer pausas para ir à casa de banho e que são sujeitos a pressões e grandes cargas de trabalho.