Os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa (Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone) juntaram-se para implementar um novo modelo de rotulagem que permitem aos consumidores identificar e comparar os telemóveis mais sustentáveis. Medida serve também de incentivo aos fornecedores para reduzir o impacto ambiental e o selo vai começar a ser visto já em junho nas prateleiras na Europa.
O Eco Rating vai começar por avaliar uma gama de telemóveis novos de 12 marcas, havendo a expetativa de que a breve prazo outros fabricantes se juntem à iniciativa. Nesta primeira fase, Bullitt Group (que representa os robustos equipamentos da CAT e Motorola), Doro, HMD /Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola/Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE estão entre as marcas que estão confirmadas.
O objetivo é analisar a sustentabilidade dos dispositivos móveis e fornecer informação adicional sobre durabilidade (robustez, vida da bateria, entre outros), reciclabilidade (facilidade com que se pode recuperar e desmontar componentes do dispositivo e de reciclagem dos materiais), reparabilidade (facilidade de reparação, atividades de apoio que melhorem o potencial de reparação, reutilização e atualização), eficiência climática (emissões poluentes causadas durante o ciclo de vida do aparelho) e eficiência de recursos (impacto causado pela quantidade de matérias-primas escassas que o dispositivo requer), resultando depois numa pontuação que pode ir dos 0 aos 100 pontos.
Com base na informação dada pelos fornecedores, o Eco Rating aplica uma avaliação igualitária e objetiva sobre 19 diferentes critérios.
Os rótulos Eco Rating vão poder ser vistos nos pontos de venda destas operadoras nos 24 países:
- Albânia
- Áustria
- Croácia
- República Checa
- Dinamarca
- Estónia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Lituânia
- Macedónia do Norte
- Montenegro
- Polónia
- Portugal
- Roménia
- Eslováquia
- Espanha
- Suécia
- Turquia
- Reino Unido