A Google anunciou que vai oferecer formação a 3000 portugueses nas áreas de Apoio Técnico de TI, Gestão de Projetos, Análise de Dados e Design da Experiência do Utilizador. Três cursos estão disponíveis em inglês e um em português (o de Apoio Técnico de TI), sendo que cada um deles tem uma carga horária de 120 horas.
Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, explicou no evento de apresentação da iniciativa que os cursos são feitos em regime de self-service, o que significa não há um prazo fixo para serem terminados. O prazo normal deverá rondar os oito meses, a um ritmo médio de 8 a 10 horas por semana. Os cursos serão disponibilizados de forma gratuita, mas os utilizadores serão monitorizados e não poderão estar mais de 15 dias inativos na plataforma Coursera, sob risco de perderem direito ao certificado.
A escolha dos candidatos ficará a cargo dos parceiros da Google para esta iniciativa: o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e a APDC (Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações). Entre os critérios a ter em conta estará o foco nos desempregados inscritos no serviço públicos e algumas quotas: 50% de mulheres e outros 50% para homens; e 50% para os distritos de Lisboa e Porto e os outros 50% para o resto do país.
O Google.org, o braço filantrópico da gigante tecnológica, em parceria com a Fundação da Juventude, terá 235 certificados adicionais à disposição para jovens identificados como estando em situação de vulnerabilidade.
Os cursos serão disponibilizados de forma gratuita pela Google tanto para os formandos como para as entidades parceiras. Aos candidatos não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia. Pode saber mais detalhes neste link.