A pandemia de Covid-19, em muitos casos exacerbada pelas medidas restritivas da administração Trump contra fabricantes de chips da China, está a provocar uma falta de semicondutores em várias indústrias. No caso dos fabricantes de automóveis, há linhas de produção a serem encerradas devido à falta destes componentes. Volkswagen, Ford, Subaru, Toyota, Nissan e Fiat Chrysler estão nestas condições, entre outras.
O ministro alemão da Economia, Peter Altmaier, enviou uma carta ao ministro de Taiwan para pedir ajuda nas conversações com a TSMC, o maior fabricante de chips do mundo e um dos principais fornecedores da Alemanha. O objetivo dos alemães é fazer com que a TSMC possa criar capacidade adicional de produção e aumente os volumes entregues no curto e médio prazos, explica a Reuters.
As autoridades políticas revelam estar a monitorizar a situação de forma muito próxima e que as conversações para aumento de produtividade têm sido bem recebidas, havendo sinais “muito construtivos” por parte da TSMC.
O plano de Berlim passa por apoios estatais para empresas alemãs e europeias que produzam chips, procurando assim reduzir a dependência dos fabricantes asiáticos.
O Ministério da Economia de Taiwan revela ter recebido vários pedidos através dos canais diplomáticos, sem especificar o pedido alemão, e confirma ter começado o diálogo com os fabricantes locais para oferecer “assistência completa” para lidar com estas faltas de entregas. O gabinete refere ainda que “a situação de oferta e procura está também muito ligada aos planos dos fabricantes de chips para automóveis de reduzir o inventário fora das épocas de pico”.
Por seu lado, a TSMC confirma estar a trabalhar com os seus clientes do segmento automóvel para resolver os problemas de capacidade.