A incrível valorização da Tesla nos últimos meses, chegando agora aos 700 mil milhões de dólares, coloca o fundador e CEO Elon Musk no topo da lista dos mais ricos do mundo. O executivo lidera uma empresa que vale mais que Toyota, Volkswagen, Hyundai, GM e Ford juntas. A fortuna de Elon Musk está agora avaliada em 188,5 mil milhões de dólares, mais do que a de Jeff Bezos, que era o primeiro todos os anos, desde 2017. A reação de Musk no Twitter, que pode ser vista na imagem que acompanha o artigo, é muito ao seu estilo próprio, escrevendo que “é estranho” e depois, no mesmo minuto, “Bem, de volta ao trabalho…”.
Foi também no Twitter, mas antes da notícia sobre a sua liderança no top dos mais ricos surgir, que Musk escreveu que metade da sua fortuna se destina a resolver problemas na Terra, enquanto a outra metade para ajudar a desenvolver uma cidade auto-sustentável em Marte para assegurar a continuidade da vida de todas as espécies, caso “a Terra seja atingida por um meteorito como os dinossauros ou surja a Terceira Guerra Mundial e nos destruamos a todos”, cita a BBC.
Também Jeff Bezos viu a sua fortuna crescer num ano marcado pela pandemia, mas o fundador da Amazon teve de abdicar de 4% da sua participação para a ex-mulher MacKenzie Scott depois do divórcio, o que ajudou Musk a ultrapassá-lo na lista dos mais ricos. Bezos tem uma fortuna de 187 mil milhões de dólares.
As ações da Tesla aumentaram de valor sete vezes no último ano e o mercado dá fortes sinais de confiança na empresa que, recorde-se, só deu lucro anual agora pela primeira vez. Elon Musk vai ter de continuar a trabalhar nos próximos anos para mostrar que a marca vai continuar a gerar mais lucros do que toda a indústria automóvel junta para poder justificar esta valorização.