Na sequência da polémica com o novo meio de pagamento do Fortnite, a Apple ameaçou revogar os acessos da Epic no que toca ao Unreal Engine nos jogos para iOS. A Epic pediu aos tribunais que impedissem este bloqueio, por considerar a medida excessivamente punitiva e revelando que iria afetar os developers que utilizam o motor de jogo para as suas criações, mas que não estão têm qualquer relação com o Fortnite. “(…) a retaliação é um esforço ilegal para manter o monopólio e refrear qualquer ação que outros possam tomar contra a Apple”, refere a Epic na comunicação mais recente com o tribunal.
Na sexta-feira, a Apple respondeu dizendo que estava a reforçar o cumprimento das suas políticas, não adiantando se o suporte no iOS estaria em risco, lembra o The Verge. Ainda assim, a Microsoft expressou o seu apoio à Epic neste tema, lembrando que seria um desastre remover o acesso da Epic às ferramentas de developers da Apple, o que impediria qualquer developer que esteja a usar o Unreal Engine de lançar patches de segurança ou correções de bugs.
O ‘conflito’ entre a Epic e a Apple (e também a Google) começou a 13 de agosto, quando a editora de Fortnite lançou um sistema de pagamento que contornava o pagamento dos 30% às duas gigantes tecnológicas. Ambas apressaram-se a bloquear o jogo nas suas lojas de apps e o caso está agora a ser avaliado pelos tribunais, com novas alegações e queixas de parte a parte a surgirem posteriormente.