A Google vai automaticamente desabilitar o armazenamento de gravações áudio para todos os utilizadores, a não ser que estes voltem a ativá-lo. Esta importante alteração (e o texto para convencer os utilizadores a autorizar o armazenamento) está a ser comunicada através de um e-mail com o título “Atualizamos suas configurações de voz e áudio”.
A empresa não confirma o número de utilizadores que estão ou vão receber este email, mas calcula-se que sejam todos os que já interagiram com as apps que usam a Inteligência Artificial de voz da Google, como o Mapas ou os serviços como o Assistente.
A missiva da tecnológica explica que as gravações de áudio ajudam a melhorar as tecnologias de reconhecimento e que os produtos como o Assistente Google possam entender melhor os comandos de voz no futuro. “Para que possa ter controlo, desativamos a configuração de gravações de áudio até que possa ler as informações atualizadas. Se quiser, aceda à sua conta Google para ler e ativar a configuração de gravações de áudio”, lê-se na comunicação, na qual está também o link que conduz o utilizador para a parte relevante da sua conta.
Esta resposta da Google surge depois de, no verão passado, ter sido tornado público que gigantes como Amazon, Apple, Microsoft, Facebook e Google tinham humanos a ler transcrições de clipes de áudio anonimizados para melhorar os seus sistemas de reconhecimento de voz. Até certo ponto, todas as empresas acabaram por reagir e dar mais informações sobre o armazenamento, como desativá-lo e apagá-lo, por exemplo. Em setembro, os revisores humanos voltaram a trabalhar, mas a Google distinguiu-se dizendo que não iria retomar o processo até que os utilizadores voltassem a ativar e autorizar a operação, lembra o The Verge.
Apesar da alteração no processo, a Google irá manter a política oficial para os ficheiros de áudio que já foram carregados para os seus sistemas. Para os consultar e apagar, o utilizador terá de navegar até à secção de Atividade de Conta para fazer essa gestão.
Veja neste vídeo como a Google garante a proteção da privacidade dos utilizadores que optem por autorizar o armazenamento dos registos áudio.