O Uber Connect é mais um serviço da Uber a chegar a Portugal, depois do serviço de viagens, refeições e do piloto para B2C Uber Drop-Off. Esta nova solução permite aos utilizadores enviar itens e encomendas a quem entenderem através de um serviço de entrega seguro, sem contacto e à distância de um toque na aplicação, refere o comunicado de imprensa da marca. O serviço vai cobrir as regiões de Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Coimbra, Aveiro, Évora e Funchal.
Através da aplicação da Uber, os utilizadores podem solicitar o envio de diversos itens a um familiar, amigo ou colega, como, por exemplo, um bolo de aniversário, um casaco esquecido depois de jantar, umas chaves para receber uma entrega ou um livro. Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal, sublinha no comunicado de imprensa que “neste período desafiante para os portugueses, quisemos criar uma forma segura para as pessoas criarem momentos mágicos ou enviarem itens essenciais entre si. Sabemos que os portugueses querem ajudar-se uns aos outros e temos vindo a testemunhar um tremendo sentido de comunidade nas últimas semanas. Queremos que os portugueses se sintam conectados através da nossa tecnologia apesar do eventual distanciamento físico”.
Os utilizadores devem embalar os itens numa caixa ou saco, limpando as superfícies com desinfetante, indicar a morada de destino e selecionar a opção Connect. Na aplicação, é recebida uma mensagem com o nome do recetor a que o utilizador deve responder, colocando algum pedido especial que queira fazer ao motorista. Ao encontrar-se com o motorista, é o próprio utilizador que coloca a encomenda na mala do veículo. Quem vai receber a encomenda também pode ser informado dos detalhes da viagem e deve depois dirigir-se ao motorista e retirar o artigo da mala do veículo.
Este serviço vai cumprir todas as medidas destinadas a reforçar a segurança anunciadas pela Uber em maio, como o sistema inteligente de verificação facial (antes de ficar online, os motoristas e parceiros de entregas confirmam o uso de máscara através de uma selfie), uma checklist online para motoristas confirmarem se tomaram todas as medidas de precaução de segurança adicionais, uma outra checklist para os parceiros de entrega da Uber Eats sobre a colocação da máscara, higienização de mochila e respeito das instruções de entrega e outra checklist para os passageiros validarem se tomaram as medidas recomendadas pela OMS ou pela DGS.