Altice, NOS, NOWO e Vodafone vão atribuir um conjunto de benefícios de comunicações aos profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde e que estejam dedicados ao tratamento de doentes da Covid-19. O acordo entre as operadoras, o Gabinete de Resposta Digital e o Ministério de Saúde foi anunciado ontem e prevê a oferta de 10 mil minutos de voz para redes fixas e móveis nacionais, dez mil SMS para redes móveis e 10 GB de dado, revela a APRITEL (Associação de Operadores de Comunicações Eletrónicas) em comunicado de imprensa.
Estes benefícios vão ser associados aos tarifários de serviço móvel que cada profissional do SNS tiver subscrito com o seu operador e serão renovados ao primeiro dia de cada mês, enquanto se mantiver a pandemia.
Os profissionais interessados têm de se inscrever num portal específico e Administração Central do Sistema de Saúde irá compilar a listagem de todos os abrangidos por esta medida e comunicará, através de plataforma eletrónica, com as respetivas operadoras para que possam ser ativados estes pacotes de serviços extra sem custos adicionais.
O acordo reveste-se de especial importância quando, no atual contexto epidemiológico, os serviços de comunicações eletrónicas em geral, e o serviço telefónico móvel, assumem especial relevância no acompanhamento à distância de doentes da Covid-19.