Foi quase sem surpresa que a Huawei anunciou que se iria aventurar no segmento dos cartões de pagamento. Recorde-se que a Apple revelou há cerca de um ano o Apple Card, um cartão que tem uma versão física e uma versão virtual. Não é invulgar os fabricantes chineses copiarem as ideias e produtos da Apple e preparem a sua versão destes.
O anúncio do Huawei Card foi feito durante a apresentação do novo topo de gama da empresa, o smartphone P40. O cartão vai usar o armazenamento do telefone, numa zona segura que já é usada para guardar informações de pagamentos móveis. O serviço é apoiado pela UnionPay, a maior organização de pagamentos por cartão da China.
A primeira anuidade gratuita e a compatibilidade NFC são dois dos atrativos do sistema para novos utilizadores, com a Huawei a anunciar que também oferece a segunda anuidade, caso o utilizador gaste mais do que um determinado montante. Para os viajantes, a partir do momento em que se atinja um determinado patamar de pagamentos, vai ser possível ter acesso a lounges especiais em estações de comboio e aeroportos, noticia o Engadget.
A Huawei quer lançar campanhas específicas para atrair mais clientes, como promoções in-app e a elegibilidade para programas de cash-back com mais vantagens.
Ainda não se sabe quando é que o Huawei Card vai estar disponível e quais os primeiros mercados a receber este cartão.