O Diretor de Futebol e Inovação da FIFA, Johanes Holzmuller, revela que o organismo está a trabalhar com empresas para treinar sistemas de Inteligência Artificial para desenhar as linhas de fora de jogo da forma mais precisa e automatizada possível. O objetivo é auxiliar os técnicos do VAR, de video-árbitro, no momento de desenhar as linhas para aferir se determinado lance foi jogado dentro da legalidade ou não. Segundo a Forbes, foi realizado um teste durante o Mundial do ano passado, mas os resultados não foram revelados publicamente.
Atualmente, os fiscais de linha e árbitros têm de dar indicações para que sejam manualmente desenhadas as linhas de fora de jogo no centro de comando do VAR e a decisão possa ser tomada. Todo este processo pode chegar a demorar alguns minutos, o que faz com que os adeptos fiquem em suspenso a aguardar a decisão sobre se podem ou não celebrar um golo.
A FIFA pretende usar tecnologia de IA que consiga traçar automaticamente as linhas de fora de jogo a partir do momento em que a bola é passada pelo penúltimo jogador. Além disto, o sistema estará a monitorizar em permanência os membros de cada jogador, com 15 a 20 pontos de referência. Com estes dados, o sistema deverá ser capaz de produzir um veredito muito mais rapidamente do que os técnicos humanos e, espera-se, acabar com a controvérsia que ronda esta parte do desporto.