A Nintendo alerta que a propagação do coronavírus vai «inevitavelmente» conduzir a atrasos de produção e consequentemente chegada ao mercado de vários dos seus produtos, especialmente no Japão. A empresa já adiou as entregas de consolas Animal Crossing que tinha naquele país agendadas para 8 de fevereiro, embora não tenha alterado ainda o sistema de pre-reservas. Ainda não se conhecem as novas datas de entrega destes aparelhos.
A informação que a Nintendo passou para o Engadget, e que está a ser replicada noutros meios, é de que não se preveem atrasos noutros mercados. «Não antecipados um impacto significativo na cadeia de fornecimento global para sistemas e acessórios para já e as vendas de produtos na América do Norte e Europa, incluindo as pre-reservas, não foram afetadas», lê-se no comunicado. A resposta confirma ainda que houve um impacto no mercado japonês e atribui a “culpa” ao surto do coronavírus.
Recorde-se que podem existir outros impactos na área das tecnológicas. A LG e a ZTE já anunciaram a sua ausência do Mobile World Congress este ano, embora se esperem outros exemplos em breve. Do outro lado da moeda, os fornecedores da Apple como a Foxconn ou a Quanta irão retomar produção a tempo inteiro a partir de 10 de fevereiro.