O Tesla Model Y vai começar a ser entregue aos primeiros clientes já em março, vários meses antes do previsto. A primeira versão a ser entregue será, também, a mais cara e mais poderosa: o Model Y Performance. O que está em linha com a política da marca e era esperado. Há também outra boa notícia para quem já encomendou esta versão: a autonomia máxima anunciada aumentou de cerca de 450 km para um pouco mais de 500 km (segundo o método de medição EPA, considerando o mais realista). De acordo com a Tesla, esta alteração deveu-se a otimizações durante o desenvolvimento do carro. Tudo indica que a Tesla não alterou a bateria, mas conseguiu melhorias graças à evolução do software o que, aliás, já aconteceu mesmo com os modelos já comercializados (atualizações remotas que levaram ao aumento da eficiência) e, provavelmente, graças às novas jantes. Até porque se, na página de reserva do Model Y no site norte-americano, que já foi atualizado com a nova informação, a autonomia anunciada baixa para os tais 450 km se optarmos pelas jantes/pneus “Performance”.
Recorde-se que o Tesla Model Y é um SUV baseado que partilha muitos elementos do design e a maioria dos componentes com o Tesla Model 3 (ver análise).
E Portugal?
No entanto, pelo menos por enquanto, o site da Tesla Portugal ainda não anuncia a antecipação das entregas. Isto porque a página de reserva do Model Y continua a indicar “prevê-se que a produção comece no início de 2021”. Contactámos um representante da Tesla Europa que nos indicou que ainda não há qualquer informação relativamente ao mercado europeu. Como aconteceu com o Model 3, é de prever que as vendas na Europa estejam dependentes do comportamento comercial nos Estados Unidos e Canadá – sobretudo das reservas que vão ser realmente efetivadas.
Também não temos boas notícias para quem está à espera da versão mais económica do Tesla Model Y. Apesar da antecipação da produção e das primeiras entregas já referida, o site de reserva para os Estados Unidos indica que a “espera-se que a produção do Standard Range comece no início de 2021”. No site português é ainda pior: “Prevê-se que a produção da gama Standard comece no início de 2022”.
Por enquanto, no que a Portugal diz respeito, as opções de reserva continuam a ser as mesmas: versão Long Range, com preço base de €65.000, e versão Performance com preço base de €71.000.
Mais faturação, menos lucros
Uma vez mais a Tesla apresentou lucros e, no geral, resultados acima do esperado por muitos analistas. No quarto trimestre de 2019, a faturação ultrapassou os 7 mil milhões de dólares, um aumento de 17% relativamente ao trimestre anterior. No entanto, quando comparado com o mesmo trimestre de 2018, o aumento foi pouco expressivo: apenas 2%.
O quarto trimestre foi lucrativo, com um resultado líquido positivo a distribuir pelos acionistas de 105 milhões de dólares, um pouco menos que os 143 milhões do trimestre anterior e os 140 milhões do quatro trimestre de 2018. Tão ou mais importante para os investidores sãos os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), que atingiram os 1175 milhões de dólares, 8% acima do terceiro trimestre e 13% acima do trimestre homólogo de 2018. Ou seja, a Tesla cresceu onde normalmente é mais importante para os investidores e talvez seja essa a justificação da nova subida do valor das ações.
Na área automóvel, o Model 3 foi o grande impulsionador dos resultados graças à entregue de mais de 96 mil carros. No mesmo período de três meses, foram entregues cerca de 19500 Model S e X.
Não são só automóveis
Apesar de a Tesla ser muitas vezes incorporada pelos analistas na indústria automóvel, há quem relembre que esta é uma empresa tecnológica. E, de facto, uma parte importante da faturação anunciada nem vem da área automóvel.
Cerca de mil milhões da faturação foram gerados pela área da energia, incluindo instalação de painéis solares e de baterias. E há números impressionantes nesta área. Nos últimos três meses de 2019, a Tesla terá instalado 54 Megawatts de produção solar e 530 Megawatts hora de armazenamento (baterias). Outro número importante para os utilizadores: nos últimos três meses do ano passado a rede de Supercarregadores aumentou em 1821 estações, que representam 16104 carregadores.
Pode aceder ao relatório completo aqui