A venda de 95% das ações que Travis Kalanick tinha da Uber concluiu-se ao longo das últimas sete semanas. O co-fundador e ex-CEO da empresa sai assim da empresa, abandonando o lugar que tinha no Conselho de Administração a 31 de dezembro. A venda das ações rendeu a Kalanick 2,5 mil milhões de dólares e o executivo planeia agora dedicar-se a outros negócios e a atividades filantrópicas. «Estou orgulhoso do que a Uber conseguiu atingir e vou continuar a torcer pelo seu sucesso, agora do lado de fora», disse Travis Kalanick na mensagem de despedida.
Em 2017, um grupo de cinco dos maiores investidores da Uber forçou a saída de Kalanick do cargo de diretor executivo depois de vários meses com revelações de escândalos, como o vídeo em que Kalanick maltrata um condutor da Uber, o movimento #DeleteUber, alegações de uma cultura corporativa caótica que permitia abusos sexuais e um processo judicial interposto pela Waymo que alegava que a Uber tinha roubado a sua tecnologia de condução autónoma, lista a Cnet.
Apesar da saída do cargo de CEO há mais de dois anos, Kalanick manteve o assento no Conselho de Administração e deteve mais de 100 milhões de ações da empresa. Agora, estas ações foram sendo vendidas em 36 transações diferentes, nos últimos dois meses. Kalanick conseguiu 2,58 mil milhões de dólares com a venda de 92 milhões de ações e vai manter ainda seis milhões de ações no seu portefólio.
Os tempos não têm sido fáceis para a Uber desde a entrada em Bolsa, com o preço das ações a descer, três membros do Conselho a terem saído e rescisões de executivos em massa. Três rondas de despedimentos conduziram ainda ao corte de 5% do número de funcionários. Dan Ives, analista da Wedbush, considera que «muitos investidores vão ficar contentes por ver este período negro no espelho retrovisor». A empresa está a negociar ações a 30 dólares, abaixo dos 45 dólares com que entrou no mercado, e a valorização da Uber está nos 52 mil milhões de dólares (face aos 76 mil milhões que valia antes de entrar em Bolsa).
O atual CEO, Dara Khosrowshahi, escreveu que «poucos empresários construiram algo tão profundo como o que o Travis fez com a Uber. Estou bastante agradecido pela visão do Travis e pela tenacidade a criar a Uber e pela sua experiência enquanto membro do Conselho. Todos na Uber lhe desejamos o melhor».