A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC na sigla em inglês) está a considerar pedir uma ordem judicial que impeça a Facebook de avançar com o plano de integração tecnológica das redes sociais controladas pela gigante norte-americana: o próprio Facebook, o Instagram e o WhatsApp.
O plano para criar uma base tecnológica partilhada pelas três plataformas, por forma a permitir uma comunicação sem barreiras dos utilizadores dos três serviços – enviar uma mensagem pelo WhatsApp e receber pelo Messenger, por exemplo – foi apresentado no início do ano.
De acordo com o The New York Times (NYT), a FTC está a avaliar se a integração das três plataformas por parte da Facebook tornaria mais difícil um eventual processo de divisão da empresa. O regulador da área da concorrência está também a analisar se as aquisições do Instagram e do WhatsApp reduziram a concorrência no segmento das redes sociais.
Ainda de acordo com o jornal, não há uma decisão final tomada dentro da FTC sobre a ordem de bloqueio. Tanto a Facebook como o regulador americano não comentaram a notícia.
Para obter a ordem judicial, a FTC tem de provar que o Facebook já violou as leis da concorrência ou estaria em vias de fazê-lo. Segundo o NYT, a ordem judicial não seria dada se a FTC apenas quisesse ganhar mais tempo para investigar o Facebook.
Em conjunto, Facebook, Instagram e WhatsApp têm 2,7 mil milhões de utilizadores.