A Portugal Ventures, entidade responsável pelo investimento público de capital de risco, anunciou a aposta em seis novas startups – Didimo, Digital Manager Guru, Doppio, LUGGit, Mercadão e Refundit –, num investimento total de 3,7 milhões de euros. O valor faz aumentar para 15,6 milhões de euros o total de dinheiro investido ao longo do ano de 2019.
Enquanto a Didimo (criação de avatares), Digital Manager Guru (software de gestão de vendas), Doppio (videojogos por voz) e Mercadão (comércio eletrónico) aumentam o portfólio de investimento da Portugal Ventures na área digital, a LUGGit (recolha e entrega de bagagens) e a Refundit (solução de reembolso de IVA para extra comunitários) engrossam a aposta que a sociedade de capital de risco tem feito na área do turismo.
Ao longo de 2019, a Portugal Ventures investiu em 12 novas empresas na área do turismo, num total de 5,4 milhões de euros, sendo o segmento de mercado no qual a entidade mais apostou. Segue-se a área digital, com a aposta em oito novas empresas e 4,7 milhões de euros investidos. As engenharias e manufatura, com seis investimentos e 3,1 milhões de euros, e as ciências da vida, com duas novas empresas e 2,4 milhões investidos, completam a “radiografia” da Portugal Ventures neste ano.
Ao ter adicionado 28 novas startups à lista de participadas, a sociedade de capital de risco, segundo a informação partilhada, tem agora 100 startups no portfólio de investimentos.
«O crescimento do portfólio aumenta a nossa responsabilidade, pelo que em 2020, vamos manter uma presença muito ativa no ecossistema, mas vamos também apostar na proximidade e no acompanhamento que fazemos às empresas em que investimos, exigindo rigor e transparência para alcançar as metas propostas, e contribuir para o sucesso das nossas startups», disse, em comunicado, Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures, a propósito do balanço anual.