O Google Play Pass já está disponível nos EUA e chega aos outros mercados «em breve». Com este passe, a gigante tecnológica oferece acesso a 350 aplicações e jogos mediante uma mensalidade de 4,99 dólares, o equivalente a 4,5 euros. Os utilizadores que optem por esta subscrição têm acesso às aplicações e jogos sem anúncios e sem qualquer compra in-app. Como oferta de estreia, a Google oferece os primeiros dez dias e há o plano de a mensalidade ser apenas 1,99 dólares no primeiro ano.
Todas as aplicações e jogos que figuram do Play Pass já estão atualmente na loja da Google e podem ser comprados individualmente. Caso os utilizadores que optem pelo Pass já tenham comprado uma app que ali está incluída, esta passa a não ter anúncios e desbloqueia as compras in-app automaticamente, explica o The Verge. Um pequeno visto colorido próximo do ícone da aplicação vai permitir aos utilizadores saberem quais estão incluídas no Play Pass.
Na lista de aplicações estão AccuWeather ou o Hi-Q, enquanto os jogos trazem títulos como Limbo, Risk, Monument Valley ou Star Wars: KOTOR. As subscrições podem ser partilhadas com até cinco familiares e fazem parte dos controlos parentais da loja de aplicações.
Ainda não são conhecidos os meios de pagamento para os programadores de aplicações incluídas nesta modalidade, mas a Google explica que o fará através do «envolvimento» dos utilizadores, embora a forma de medir não tenha sido clarificada.
Os responsáveis da Google afiançam já estar a trabalhar nesta modalidade há algum tempo e que o lançamento ser apenas uma semana depois da estreia do Apple Arcade é apenas uma coincidência.