A cantora Björk anunciou que vai tornar Vulnicura (2015), o oitavo álbum de originais da islandesa, numa experiência de Realidade Virtual (RV). A notícia surge no âmbito do relançamento do disco no qual a artista quer incluir uma coletânea de cenários visuais integrantes da exposição Björk Digital que andaram em tour por vários museus do mundo. A experiência RV vai estar disponível a partir de dia 6 de setembro.
«O Vulnicura VR tem sido uma longa viagem que começou quando eu e Andy Thomas Huang começamos a falar sobre registar a canção “Stonemilker”», disse Björk num comunicado. «Depois acabámos por fazer as filmagens numa praia na Islândia com uma câmara 360º, em novembro de 2014.»
A artista explicou que «o processo decorreu à base de improvisação e mantermo-nos fieis aos formatos», «é fácil um artista sentir-se pessimista com o evaporar dos CDs» sublinhou, dizendo que tentou ter coragem para «crescer lado a lado com a simbiose entre a tecnologia de som e imagem».
Além de “Stonemilker”, esta experiência RV vai incluir também as canções “Lionsong”, “Notget”, “Mouth Mantra”, “Quicksand”, “Black Lake” e “Family”. Cada canção no álbum vai ser acompanhada também por uma animação 360º da autoria do compositor norte-americano, Stephen Malinowski.