A Verizon vendeu a rede social Tumblr à Automattic, empresa que é mais conhecida por ser a dona da plataforma de conteúdos WordPress. O negócio está a ganhar atenção no mundo da tecnologia sobretudo pela grande desvalorização que o Tumblr sofreu num curto espaço de tempo: quando foi comprado pela Yahoo em 2013 custou perto de 980 milhões de euros, agora foi vendido por menos de 2,6 milhões.
Antes da aquisição por parte da Yahoo – empresa que em 2017 foi vendida à Verizon –, o Tumblr era uma das principais plataformas sociais do mundo. Segundo valores revelados no ano passado, o Tumblr chegou a ter mais de 500 milhões de utilizadores, suficiente para figurar entre as principais redes sociais. De acordo com a publicação Axios, ainda é responsável por alojar 450 milhões de blogues. Mas a relevância da plataforma tem vindo a cair ao longo dos anos.
Um dos piores golpes sofridos pelo Tumblr foi justamente no final de 2018, quando os responsáveis decidiram banir os conteúdos pornográficos da plataforma. De acordo com dados revelados pela empresa de analítica SimilarWeb, a decisão levou a uma redução de quase um terço no tráfego mensal da plataforma.
Em declarações ao The Wall Street Journal, Matt Mullenweg, diretor executivo da Automattic, já confirmou que não pretende reverter a decisão e vê o Tumblr como uma plataforma complementar ao WordPress.
«[O Tumblr] É um ponto de encontro essencial para partilhar novas ideias, culturas e experiências, ajudando milhões a criar e construir comunidades à volta de interesses comuns», disse ainda o CEO, em comunicado, sobre a aquisição.