O valor da moeda digital Bitcoin registou uma descida na ordem dos 11,1% durante este fim de semana. De acordo com a Reuters o receio de uma crise relacionada com moedas digitais pode estar relacionado com o aumento do escrutínio por parte de alguns governos e entidades financeiras, relativamente ao projeto Libra da Facebook e aos seus potenciais riscos a nível sistémico de privacidade dos utilizadores – desde dia 2 de julho que a Bitcoin não atingia um valor tão baixo. Na manhã desta quinta-feira cada bitcoin tinha um valor de 9128,68 euros.
Na semana passada, Donald Trump, o atual presidente dos Estados Unidos, deixou uma critica à forma como as moedas digitais estão a tentar mudar o funcionamento do sistema bancário. Segundo a agência noticiosa, sugeriu que moedas como a bitcoin ou a Libra se venham a juntar a bancos, ou mesmo a submeter-se à regulamentação de diferentes países para poderem estar operacionais.
Embora sem relação direta, a bitcoin ressentiu-se verdadeiramente após Jerome Powell, presidente da Reserva Federal americana, ter pedido à Facebook para travar o lançamento do projeto Libra devido às preocupações do governo americano com questões como a lavagem de dinheiro.
A Reuters afirma que o governo japonês demonstrou também estar preocupado com a influência que o projeto da Facebook pode ter no sistema económico do país. Ainda, Benoit Coeure, membro e regulador do Banco Central Europeu (BCE) vai apresentar um relatório sobre esta matéria durante a reunião do G7, em Paris, onde estarão alguns dos ministros das finanças europeus.