Geometric está a desenvolver um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) capaz de assegurar um levantamento aéreo de 200 hectares por hora de voo, e de operar a uma altitude entre os 50 e os 100 metros. O custo do veículo encontra-se entre os três mil e os cinco mil euros, dependendo do tipo de equipamentos que integrar.
Este drone é fruto de alguns projetos de engenharia aeronáutica desenvolvidos na Universidade da Beira Interior, que apostam em soluções mais económicas de mapeamento, nomeadamente, de áreas florestais que precisem de ser limpas.
Os VANT são capazes de criar mosaicos de ortofotos de alta resolução e os vários sensores incorporados no modelo, que recorrem a um software de fotogrametria, permitem obter dados para avaliação dos índices de humidade, hidrográfia e ocupação do território.
Embora estes drones não sejam pilotados, a rota dos voos pode ser alterada dependendo das necessidades, havendo sempre a opção “Return to Home”, que assegura que o drone regresse ao ponto de descolagem, no caso da missão ser interrompida.
Os drones usados pela Geometric conseguem operar a uma distância máxima aconselhada de 800 metros, atingem velocidades que rondam os 45 km/h e têm uma autonomia de uma hora.