O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto vão juntar-se para organizar uma maratona tecnológica que envolve cerca de 50 alunos de vários cursos de engenharia. A maratona contará também com a presença de alguns alunos provenientes de universidades da Alemanha, Finlândia, Holanda, Itália e Noruega.
Será lançado um desafio a dez equipas para construirem um protótipo de veículo autónomo capaz de navegar por um ou mais percursos com obstáculos nos quais simulará tarefas, como por exemplo, recolher lixo ou salvamento no mar.
Para preparar as equipas, todos os participantes terão acesso a uma série de workshops técnicos nos quais serão abordados temas que estarão presentes nos desafios. A fase final da competição acontecerá nos dias 6 e 7 de abril em Matosinhos havendo a apresentação dos projetos dos participantes e respetiva entrega de prémios.
Num comunicado de imprensa, Rui Dias, diretor da Academia do CeiiA, afirmou que «este evento tem como objetivo trazer futuros engenheiros para um ambiente propício ao desenvolvimento e experiência de novos produtos para a sustentabilidade dos oceanos», lembrando que «as equipas serão avaliadas em função do tempo em que o protótipo do veículo percorre o percurso estabelecido, assim como pela originalidade da solução».