«Descobrimos um esquema ilegal e perturbador da parte da Amazon para cativar os vendedores da eBay para se mudarem para a plataforma da Amazon», descreve o porta-voz da eBay, afirmando que a empresa está disposta a tomar as ações apropriadas para se defender. Por sua vez, a Amazon refere que está a investigar estas alegações. A eBay revela ter provas de que o esquema já dura há anos.
A figura do vendedor é essencial para estas plataformas e para este tipo de negócio, rendendo milhares de milhões de euros em comissões a ambas. Na Amazon, este tipo de vendas equivale a mais de metade de todas as vendas a retalho e na eBay representam mesmo a totalidade das vendas a retalho.
A eBay afirma ter sido contactada por um funcionário da Amazon que denunciou o esquema que implica funcionários da Amazon a tentar cativar vendedores, intencionalmente ocultando as suas origens para escapar à monitorização da eBay.
A eBay alega que este esforço de “caça furtiva” viola o California Comprehensive Computer Data Access and Fraud Act, noticia a Cnet.
Nesta fase, a Amazon terá recebido apenas uma intimação para parar com este comportamento, desconhecendo-se para já quais os próximos passos que qualquer uma das duas empresas irá tomar.