As novas matrículas que o Dubai vai testar a partir do próximo mês incluem ecrãs digitais, sensores GPS e transmissores. A ideia é que, em caso de necessidade, sejam capazes de comunicar com as autoridades e obter auxílio mais rapidamente. O sultão Abdullah al-Marzouq, responsável pelo Vehicle Licensing Department na Roads and Transport Auhtority explica que as novas matrículas vão tornar a vida dos conduotres mais simples, noticia a BBC.
A tecnologia usada vai permitir comunicação em tempo real com serviços de ambulância, com a polícia e com outros condutores para os alertar do acidente e das condições do trânsito naquela zona. Por outro lado, as matrículas inteligentes vão poder ser usadas também para pagamento de multas ou de lugares de estacionamento.
O objetivo deste teste piloto é perceber se o sistema desenvolvido será capaz de suportar em condições atmosféricas difíceis, como é o caso do deserto. Os custos desta iniciativa não foram divulgados e não se sabe ainda quanto é que cada matrícula irá custar aos condutores.