A consultora explica que, apesar da quebra global nas vendas de computadores, o segmento de PCs especializados para gamers e acessórios ultrapassou pela primeira vez os 27 mil milhões de euros no ano passado. A JPR considera as vendas de upgrades, acessórios e sistemas de comunicação e áudio para este segmento, além dos PC já preparados de raiz para os gamers. Em 2015, a empresa vaticinou que este mercado só iria valer 27 mil milhões de euros em 2018, mas o consumo foi mais elevado do que o esperado e a marca foi superada em 2016, noticia o ArsTechnica.
Dentro deste segmento, há uma mudança dos consumidores para os computadores de gama média, que agora recolhem 35% das preferências, face aos 31% registados em 2015. Por regiões, a Europa e a América do Norte são os locais onde os utilizadores mais apostam nos topos de gama e a Ásia Pacífico é a zona que registou o crescimento mais acelerado, de 9,61% face ao ano anterior.
Aguarda-se agora um estudo semelhante que incida sobre o mercado das consolas que, em 2015, já era 15% superior aos dos PCs de jogos.