![lightbulb_nature_windmills_ecology_technology_hd-wallpaper-14566.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/9036558lightbulb_nature_windmills_ecology_technology_hd-wallpaper-14566.jpg)
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) anunciou um concurso para ideias de negócio tecnológicas que preservam a natureza e as boas práticas ecológicas. O concurso, que dá pelo nome de ClimateLaunchPad, resulta da adaptação ao mercado nacional da maior «competição do mundo na área da inovação associada ao clima», que arrancou em 2014 na União Europeia, explica um comunicado do UPTEC.
O concurso de ideias tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Inovação. As candidaturas fecham a 22 de junho.
«Os projetos selecionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch e acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e de apresentar o negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais», refere o UPTEC.
Os três melhores classificados do concurso organizado pelo UPTEC garantem a possibilidade de disputar a final europeia em Tallin, Estónia, a 7 e 8 outubro. O vencedor da competição europeia habilita-se a um prémio de 10 mil euros.