A proeza de Raul Rojas e da sua equipa foi terem conseguido completar o percurso entre Nogales e o México, num total de 2417 quilómetros, a bordo de um carro que se conduz sozinho. A equipa usou um Autonomos da Volkswagen e definiu o percurso antes de iniciar o caminho. Depois, o veículo decidiu, na hora, o momento de mudar de faixa ou quando devia travar ou acelerar.
O carro usado nesta experiência foi uma carrinha Passat adaptada com sete scanners a laser, nove câmaras de vídeo, sete radares e um GPS preciso. Todos estes elementos foram usados de forma combinada durante a viagem para que o carro conseguisse tomar as melhores decisões, explica a Cnet.
Antes da viagem, a equipa percorreu quase oito mil quilómetros de estradas a recolher o maior volume de dados possível, para os carregar para sistemas informáticos e decidir a melhor rota. O trajeto foi percorrido em cerca de uma semana, com o veículo a conseguir avançar entre 250 a 300 milhas por dia, sem que os condutores tivessem de tocar no volante.