A Turquia tem 80 províncias – e 41 dessas províncias ficaram sem eletricidade durante a manhã de hoje. A população turca debate-se com alguma regularidade com falhas de energia, mas desta vez o corte de eletricidade assumiu proporções à escala nacional – e o governo de Ancara não descarta um eventual ataque de terrorismo.
O corte de eletricidade ocorreu às 10h36 locais (7h36 em Portugal continental), tendo afetado de seguida transportes públicos e muitos outros serviços e indústrias que dependem da eletricidade.
Ao início da tarde, apenas 15% dos consumidores da capital Ancara e de Istambul dispunham de energia, informa a BBC. Entretanto, o fornecimento às cidades de Edirne, Tekirdag, Erzurum e Trabzon terá sido restabelecido.
Coincidência ou não, a cidade de Van, que é abastecida através do Irão, não foi afetada por este corte – o que ajuda a reforçar a tese de que a falha terá sido causada pelas ligações da rede elétrica à Europa.
«A nossa prioridade é restabelecer o funcionamento da rede elétrica. Este não é um daqueles incidentes frequentes», reiterou Taner Yildiz, ministro da Energia turco, citado pelos meios de comunicação locais.