
O Windows XP tem agora 17,2% do mercado, uma quebra de 6,7 pontos percentuais, enquanto o Windows 8 e 8.1 já têm 16,8%, segundo a Netmarketshare. A notícia da ZDNet explica que a evolução mensal poderá ter sido apenas um pequeno contratempo e que o Windows XP poderá não ter caído tanto e tão depressa.
Durante o último ano, a adoção do Windows XP baixou cerca de 13%, dos quais 6,7% terão sido apenas no último mês. Por outro lado, as mesmas estatísticas mostram que o número de utilizadores do Windows 8 e 8.1 cresceu também cerca de 4%, de 6,79 para 10,9%.
Os dados da Netmarketshare podem estar a sofrer agora de uma correção histórica, ou seja, nem a quebra de um sistema operativo nem o aumento de outro terão sido tão acentuados, embora seja credível que os números possam estar a refletir a realidade. A empresa divulga os dados dos sistemas operativos dos utilizadores com base nas visitas que são feitas a páginas da Net.
A percepção global do mercado é que o Windows XP está em declínio, mas ainda está presente em cerca de 25% de todos os computadores do mundo (valor que também inclui Macs e máquinas com Linux).