A Nvidia pede que as autoridades bloqueiem a entrada de alguns modelos de smartphones e tablets da Samsung nos EUA por alegadamente terem sido feitos com tecnologia que não respeita a propriedade intelectual. Galaxy Note Edge, Note 4, Galaxy S4 e S5, Tab S, Tab 2, Note Pro e Note 3 são alguns dos aparelhos que terão sido produzidos e que a Nvidia não quer ver à venda nos EUA.
Ao todo são sete patentes que a Nvidia estima não terem sido cumpridas e uma vez que o processo envolve algumas centenas de milhões de unidades, a fabricante de chips poderá receber uma grande indemnização, explica a Cnet.
A Nvidia está a tentar licenciar a sua tecnologia gráfica para o segmento móvel há algum tempo, mas sempre sem sucesso. Durante algumas abordagens à Samsung, os responsáveis sul coreanos disseram que os problemas de patentes teriam de ser resolvidos do lado do fabricante.
Neste caso em concreto, a Samsung usa soluções da Qualcomm que estarão a violar as patentes da Nvidia. As plataformas Adreno, Mali ou PowerVR são as usadas pela Samsung nos modelos em concreto referidos no processo da Nvidia.
Nvidia e Samsung estão bem familiarizados com este tipo de processos, enquanto a Qualcomm está a enfrentar ainda uma investigação do governo chinês e a lidar com uma quebra de preços.