
A RVE.SOL desenvolveu uma central energética para locais remotos, que além da eletricidade, transforma água suja em potável, e recorre aos detritos domésticos em biogás, e fertilizantes. A central, que está a ser testada no Quénia, dá pelo nome de Kudura.

A IsGreen desenvolve sistemas que permitem reduzir os consumos energéticos em edifícios. A iluminação inteligente é a primeira área de intervenção desta companhia que junta às preocupações financeiras os princípios ecológicos.

A WeTruck desenvolveu um kit que gera e recupera energia que pode ser usada a manter sistemas auxiliares em camiões (por exemplo a alimentação energética de uma câmara frigorífica de um camião). O kit, que tem em vista a redução do consumo de combustível, já foi premiado por um concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto.
RVE.SOL, WeTruck e IsGreen: três nomes que, um dia, poderão vir a ser sonantes no setor da energia e que por enquanto são apenas promessas made in Portugal. Além fronteiras, o potencial destes três novos negócios já começaram a produzir eco. A KIC InnoEnergy, uma empresa especializada na aceleração de negócios e no capital de risco acaba de anunciar o investimento nestas três startups.
Em comunicado, Renato Braz, gestor da KIC InnoEnergy em Portugal, lembra o investimento da empresa não se esgota nestas três startups: «Em Portugal, os resultados até ao momento são entusiasmantes, mas queremos ir mais além, pois acreditamos no potencial dos projetos nacionais e gostaríamos de os ajudar a alcançar o nível seguinte. Desafiamos os empreendedores na área da energia sustentável e eficiência energética a candidatar-se à KIC InnoEnergy para poderem maximizar o potencial do seu negócio».
Cada uma das três primeiras startups portuguesas selecionadas pela KIC InnoEnergy deverá receber um investimento de cerca de 100 mil euros. A par do investimento, as startups apoiadas pela KIC InnoEnergy beneficia ainda da integração em redes de investidores internacionais.
A KIC acredita que poderá obter, a prazo, dividendos dos investimentos nas três startups: em média cada euro investido numa startup acaba por valer, em média, três euros de investimento adicional proveniente de outras entidades.
A KIC InnoEnergy pretende alargar os investimentos em Portugal a mais três startups. Atualmente, está a decorrer uma fase de candidaturas para empreendedores com projetos de negócio na área da energia sustentável. As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 5 de setembro.
Pode saber mais sobre as três startups que receberam o apoio da KIC InnoEnergy, clicando nas imagens que se encontram nesta página.