Além da descida dos preços, vai ser possível a comercialização de um pacote especial para viajantes poderem aceder a um serviço de dados de um fornecedor do país de destino.
Até aqui, o acesso à Net ficava-se pelos 45 cêntimos, no máximo, por MB. A Comissão Europeia fixou este valor nos 20 cêntimos mais IVA e as operadoras terão de atualizar os seus preços a partir do mês de julho. De acordo com notícia do Público, o custo máximo de fazer uma chamada cai de 24 para 19 cêntimos por minuto. Em roaming, o utilizador paga também para receber chamadas e as autoridades europeias determinam que o valor desça dois cêntimos para os cinco cêntimos. O envio de SMS passa de oito para seis cêntimos no máximo.
O Parlamento Europeu pretende terminar com as tarifas em roaming até dezembro de 2015, uniformizar as regras de funcionamento dos vários países para facilitar o acesso dos operadores aos vários mercados. «Espero que, até final do ano, seja possível chegar a acordo quanto à eliminação total destes encargos», disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes. O Parlamento já aprovou esta decisão em abril deste ano e a Comissão terá de se pronunciar até ao fim do ano.