![tribunal.jpeg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1422326tribunal.jpeg)
A Apple exigia 2,2 mil milhões de dólares, mas o juri condenou a Samsung a pagar “apenas” 119,6 milhões de dólares pela violação de três das cinco patentes apresentadas pela Apple. Por outro lado, a empresa de Cupertino terá de pagar 158 mil dólares pela violação de uma patente da Samsung.
Segundo os analistas ouvidos pelo ArsTechnica, esta poderá ser considerada uma vitória moral para a Apple, apesar de a empresa conseguir apenas 5% do valor pedido.
Uma das análises que foi feita à defesa da Samsung poderá indicar que a vencedora foi a sul coreana. Desde o início que a Samsung desvaloriza o tema de violação de patentes e há quem diga que a empresa só se queixou de violação das suas patentes neste julgamento para mostrar ao juri que o impacto é mínimo. A Samsung pedia apenas seis milhões de dólares pela violação das suas patentes.
Esta decisão vai ser revista durante esta semana pela juíza Lucy Koh, mas não se prevê que haja grandes alterações, nomeadamente a suspensão de vendas de alguns modelos em alguns mercados.
Apesar das várias leituras possíveis, a Apple publicou um comunicado onde se congratula com a decisão do tribunal anunciada na sexta-feira passada: «Agradecemos ao juri e ao tribunal o seu serviço. A decisão de hoje reforça o que os tribunais em todo o mundo já revelaram: a Samsung rouba as nossas ideias e copia os nossos produtos».