Apple, Google, HTC, Huawei, Motorola, Microsoft, Nokia, Samsung e cinco operadoras móveis nos EUA decidiram combater um dos principais crimes denunciados nas grandes metrópoles: o roubo de telemóveis. Só nos EUA, todos os anos se roubam 1,6 milhões de equipamentos.
Os sistemas operativos móveis Android, iOS e Windows vão passar a incluir a possibilidade de anular remotamente as funcionalidades do aparelho roubado e até ativar uma ferramenta que permita rastrear a localização do equipamento, explica o El Pais. Cada marca e operadora serão livres de ter as suas próprias ferramentas para o conseguir, uma vez que o acordo não prevê o desenvolvimento de uma tecnologia comum a todos.
As principais marcas deste segmento assinaram um acordo em que se comprometem a instituir voluntariamente estas medidas nos equipamentos vendidos a partir do verão do próximo ano.
Este acordo envolve também as operadoras móveis e inclui a possibilidade de depois se recuperarem facilmente dados como contactos e calendários.