
Há cerca de duas semanas, a Newsweek produziu uma reportagem de investigação onde identificava Dorian Satoshi Nakamoto como o inventor das Bitcoins. Agora, o norte-americano de ascendência japonesa veio negar categoricamente tais alegações e diz que não está relacionado de modo algum com a criptomoeda.
O comunicado foi entregue à Reuters pelo seu advogado e nele Nakamoto diz: “Não criei, inventei ou trabalhei na Bitcoin. Nego incondicionalmente a reportagem da Newsweek. A primeira vez que ouvi o termo ‘bitcoin’ foi através do meu filho em meados de fevereiro de 2014. Depois de ter sido contactado pelo jornalista, o meu filho ligou-me e usou a palavra, que nunca tinha antes ouvido. Pouco depois, o jornalista confrontou-me em minha casa. Chamei a polícia. Nunca consenti falar com o jornalista. Na discussão que se seguiu com um jornalista da Associated Press, chamei à tecnologia ‘bitcom’. Ainda não estava familiarizado com o termo”.
Desde que as Bitcoins ganharam popularidade, sempre se assumiu que o nome “Satoshi Nakamoto” era um pseudónimo do inventor – ou inventores – da criptomoeda, até à reportagem da Newsweek que dava como certo que o homem que todos procuravam era o homem de 64 anos a viver nos arredores de Los Angeles.