
A constelação Swarm já está no Espaço
Na passada sexta-feira, a Critical Software assistiu com especial interesse ao lançamento dos três satélites da constelação SWARM rumo ao Espaço. O projeto é liderado pela ESA – mas contou com a valiosa participação da companhia de Coimbra, que desenvolveu as ferramentas de verificação e validação do software de controlo usado pela constelação SWARM e ainda contribuiu para a construção de um simulador operacional, no Centro de Operações da ESA, Darmstadt, na Alemanha.
Mas a participação da Critical Software em projetos da ESA não se limita à constelação SWARM: durante 2013, a empresa portuguesa garantiu a participação em mais dois projetos, com contratos de valores que chegam aos sete dígitos, garante um comunicado da Critical Software.
Em janeiro de 2016, deverá ser lançado o satélite Trace & Gas Orbiter, que participa na missão a Marte ExoMars deverá contar com um software de controlo criado em Coimbra.
Em 2017, o software da Critical Software deverá voltar a descolar: desta feita, a “boleia” será dada pelo Solar Orbiter, um satélite da ESA que tem por objetivo estudar e prever o comportamento do Sol.