Os serviços de imigração russos atribuíram a Edward Snowden uma aurorização de permanência no território durante um ano.
A imprensa internacional refere que os documentos de autorização de entrada na Federação Russa foram entregues ao ex-operacional da NSA pelo advogado Anatoli Kucherena.
A autorização tem um prazo de validade de um ano. O que significa que, antes do dia 31 de julho, Snowden vai ter de garantir a renovação da autorização de permanência, caso pretenda manter-se em território russo. Há ainda um detalhe importante nesta autorização de permanência: Snowden não pode ser extraditado da Rússia para os EUA, enquanto os serviços de imigração russos autorizem a sua permanência.
No Twitter, a Wikileaks anunciou que Edward Snowden saiu do aeroporto Cheremetievo, em Moscovo, às 15h30 locais, pouco depois de ter recebido a autorização de permanência na Rússia. Há mais de um mês que ex-operacional dos serviços secretos dos EUA, que denunciou o programa Prism, vivia confinado à área internacional do aeroporto da capital russa. Em breve, Edward Snowden deverá fazer uma conferência de imprensa.