A DC Comics anunciou ontem a chegada de mais duas formas de ver os seus comics. O DCe o DCMultiverse. O primeiro apresenta-nos uma arte dinâmica, na medida em que o leitor não precisa de virar páginas, mas apenas tocar no ecrã para ser presenteado com o próximo item, que pode ser um efeito visual ou sonoro ou um pop up de um balão com falas. «Podemos alterar as regras de contar uma história. Não estamos obrigados a uma leitura ocidental, da esquerda para a direita», explicou Jim Lee, da DC Comics, à Wired.
O segundo formato, DCMultiverse, é mais inovador ainda. A primeira história com esta apresentação deve ser o Batman: Arkham Origins, num lançamento próximo do jogo com o mesmo título. Neste formato, o leitor escolhe literalmente como pretende que a história se desenvolva. Aqui, o objetivo passou por misturar elementos de videojogo com a leitura mais tradicional.
Desta forma, a DC consegue fazer com que o leitor queira ler várias vezes a mesma BD, porque poderá escolher sempre caminhos e desfechos diferentes. As escolhas dos leitores vão sendo recolhidas pela DC como feedback para a construção de histórias futuras.