Este inventor já tinha tentado correr uma campanha no Indiegogo para arrecadar fundos para desenvolver uma câmara que produziria instantâneos e faria o upload automático para o Instagram. A câmara em si parecia inspirada no logótipo do Instagram para o iOS.
Agora, De Rosa conta com uma parceria com a empresa de licenciamentos C&A, que também atribui as licenças da Polaroid. «Foi uma negociação longa e difícil», afirmou o italiano, citado pelo FastDesignCo.
A câmara Socialmatic apresentada anteriormente tinha 16 GB de armazenamento, um ecrã de quatro polegadas e deixava o utilizador aplicar efeitos retro nas imagens antes de as publicar para o Facebook, Instagram ou para a rede Socialmatic.
Apesar de algumas semelhanças, tudo indica que este projeto não tem nenhuma ligação direta nem com a Polaroid, nem com o Instagram. No entanto, a câmara Socialmatic parece inspirar-se no logótipo da rede social e o projeto inicial já previa a possibilidade de se imprimir diretamente a partir da câmara tal como as Polaroid permitiam. A proximidade é também assegurada com o acordo feito com uma empresa que trabalha com as licenças da Polaroid.
Espera-se que as primeiras câmaras cheguem aos mercados em 2014, com os preços a rondar os 350 dólares.