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A Deco registou um acréscimo de 19% nas queixas e pedidos de informação e mediação que os consumidores apresentaram em 2012. Das 434.840 denúncias apresentadas, 58 mil (quase um sétimo do total) estão relacionadas com telecomunicações. A banca, com 50 mil queixas, ficou no segundo lugar dos setores com mais queixas apresentadas.
Um comunicado da associação de consumidores destaca ainda o volume de casos que derivam de problemas relacionados com as transmissões de TV Digital Terrestre (TDT), que somaram mais de 3600 reclamações.
Sem referir as marcas mais visadas pelas queixas, a Deco assinala ainda o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com outro serviço que agregou um grande número de reações negativas dos portugueses: os contadores de bi-horários com desfasamento de hora que são usados pela EDP e pela concorrência chegaram às 7500 reclamações.
Os casos relacionados com os contadores de eletricidade levaram ainda a Deco a solicitar uma auditoria independente e a criar um formulário de reclamações.
A associação recorda que a conujuntura atual obrigou os portugueses a reforçar a atenção quanto aos serviços e produtos que consomem.
A finalizar, destaque para um último número: 80% dos casos de mediação encaminhados pela Deco foram bem sucedidos.