Os meios de comunicação alemães dizem que esta é uma decisão história. Segundo a mesma, um juiz no Tribunal Federal de Justiça em Karlsruhe determinou que a Internet é uma parte “essencial” da vida e que os consumidores têm direito a compensação monetária quando há interrupção do serviço. A decisão vai no mesmo sentido de outros tribunais em França e Filândia, que já tinham julgado questões semelhantes.
O The Verge indica que a decisão foi tomada em resposta a uma queixa de um cidadão durante dois meses não conseguiu ligar-se à Internet. Apesar de o provedor de serviço já ter compensado o queixoso pelo serviço interrompido, o homem argumentou que não era suficiente e que devia ser também compensado pela falta da Internet.
Agora, o tribunal federal concordou com o queixoso e argumenta que o valor da internet é semelhante ao de um carro: “A Internet desempenha um papel muito importante nos dias que correm e afeta a vida privada de um indivíduo, de formas muito decisivas. Portanto, a perda da capacidade de usar a Internet é comparável à perda da possibilidade de usar um carro”.