As mais recentes estimativas das Gartner colocam a HP na liderança mundial do segmento dos computadores pessoais, com mais de 14,6 milhões de unidades vendidas durante o último trimestre de 2012. Com este volume de vendas, a marca norte-americana conseguiu garantir uma quota de 16,2% do mercado mundial.
A Lenovo, com 13,9 milhões de computadores vendidos e 15,5% de quota do mercado mundial, ficou em segundo lugar do ranking, noticia a Computerworld.
No terceiro trimestre de 2012, a Gartner tinha colocado a Lenovo na liderança dos PC – e por isso o regresso da HP à liderança mundial durante o quarto trimestre de 2012 assume maior significado.
Dias antes também a IDC, deu a conhecer a suas estimativas – e também nesse ranking a HP surge no primeiro lugar, enquanto a Lenovo se mantém na segunda posição.
Os números da IDC revelam, contudo, diferentes ritmos de crescimento nas duas empresas: enquanto a HP apresentou um crescimento de 0,6% nas vendas face ao ano anterior, a Lenovo chegou aos 8,2% no mesmo índice.