A guerra de patentes entre os gigantes da eletrónica continua. Esta disputa entre Motorola e Microsoft arrasta-se desde 2010, e agora, um juiz administrativo do International Trade Comission (ITC) recomenda que se proíba a importação de consolas Xbox 360 de 4 GB e 250 GB nos EUA. Segundo a Wired, a recomendação deve-se ao facto de a Microsoft infringir patentes da Motorola relacionadas com compressão de vídeo H.264 e tecnologias sem fios usadas nas consolas e nos controladores.
Esta decisão irá ainda passar pelo conselho de seis comissários da ITC, e caso seja aprovada será reencaminhada para a Administração do Presidente Obama para ser ou não aprovada.
A Microsoft já havia argumentado que uma proibição deste tipo seria prejudicial para os consumidores, dado que haveria menos escolha. Todavia, o juiz decretou que a infração de patentes da Microsoft é mais prejudicial para o interesse público que a ausência da empresa enquanto concorrente no mercado das consolas.
Curiosamente, na segunda-feira passada, a ITC recomendou que se banissem smartphones e tablets Motorola nos EUA, devido a infrações em patentes da Microsoft. Esta decisão está, igualmente, a caminho da Administração do Presidente Obama para ser ou não aprovada.