O “pai do iPod” foi um dos oradores convidados pela Dassault Systèmes para abrir a edição deste ano do SolidWorks World, um evento que junta utilizadores da aplicação CAD 3D SolidWorks.
Na edição deste ano, que decorre em San Diego (Estados Unidos), Bernard Charlès, presidente e CEO da Dassault Systèmes, informou que o ano de 2011 correu muito bem à unidade de negócio SolidWorks, que obteve um crescimento de faturação de 20% e que já representa mais de um quinto do volume de negócio da Dassault Systèmes. Recorde-se que a empresa francesa desenvolve uma série de outras aplicações e serviços relacionados com o 3D e com a engenharia, como o CATIA.
De acordo com Bernard Charlès, já existem mais de 1,7 milhões de utilizadores do SolidWorks e destes mais de cinco mil vieram participar no SolidWorks World 2012, onde puderam ver Tony Fadell recordar a história de desenvolvimento do iPod. “Batemos a várias portas, mas foi a Apple e Steve Jobs que perceberam o potencial de um leitor de MP3 com grande capacidade de armazenamento”. O agora CEO da Nest, uma empresa que desenvolveu e comercializa um termóstato digital e autoprogramável, boa parte do segredo do sucesso do iPod deve-se à abertura ao mundo dos PCs Windows, testemunhando que o próprio Steve Jobs só “aceitou abrir o iPod ao Windows depois de oito meses de insistência”.
Tony Fadell lançou um apelo aos engenheiros e designers: “sejam inovadores e o segredo para se conseguir inovar é estarmos totalmente apaixonados pelo que fazemos”. O CEO da Nest deu como exemplo a ideia de lançar um termóstato. “Até a minha mulher achava que não fazia sentido, mas quando verifiquei que todos os termóstatos eram bege e quadrados como os PCs dos ano 90 percebi que havia espaço para inovar nesse mercado”.
As recomendações de Fadell foram ainda mais longe quando, aludindo à importância do trabalho da equipa, referiu que “quando há alguém na equipa que não está dedicado e, mais importante, totalmente apaixonado pelo que está a fazer, então há que remover esse cancro”.
Como Steve Jobs, Tony Fadell é da opinião que os estudos de mercado não têm qualquer valor quando se quer inovar. “Temos de confiar na nossa intuição. Claro que precisamos de conhecer muito bem o que fazemos, o que significa que devemos apostar na nossa formação e contratar os melhores. Foi por isso que na Nest começámos por contratar os seis ou sete melhores instaladores de sistemas de aquecimento doméstico nos Estados Unidos. E quando digo melhores, quero dizer os heróis desse mercado, aqueles que trabalham com mais entusiasmo e que gostam realmente do que fazem”.