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O estudo da Arieso foi conduzido ao longo de 24 horas, em novembro, junto de uma operadora europeia. A diferença de hábitos de navegação entre os power users e os utilizadores menos exigentes está a aumentar. 90% da largura de banda disponível é utilizada por apenas 10% dos utilizadores.
A maior parte das pessoas continua a utilizar o telemóvel apenas para chamadas e SMS e, dos seis mil milhões de telemóveis em circulação no mundo, apenas 13% corresponde a smartphones.
Em 2009, o mesmo estudo concluía que 3% dos utilizadores consumiam 40% da largura de banda. Agora, dois anos depois, os mesmos 3% utilizam 70% da rede, noticia o New York Times.
A Arieso explica que os operadores estão preocupados com esta tendência, havendo já algum investimento no reforço das estruturas. Este reforço está a ser feito discretamente, para não alertar os utilizadores de possíveis problemas na rede.
Dentro dos utilizadores que mais estavam a consumir largura de banda durante o estudo, 64% estava a utilizar um portátil, 33% um smartphone e 3% tinha um iPad.
Em termos de comportamento online, 40% do tempo foi gasto a ver vídeos, 20% a navegar na Internet e o restante tempo a tratar de emails, em redes sociais ou a fazer downloads .
A Ericsson divulgou recentemente um estudo onde afirma que o volume de dados vai aumentar dez vezes entre 2011 e 2016.